Formações Realizadas
VOLTAR
/
MARCAÇÃO DE CONSULTAS
» Dislexia Teoria e Intervenção Método Fonomímico Paula Teles ® (ler mais) (fechar)

Os objectivos desta formação foram os seguintes:

Apresentar uma revisão dos resultados das recentes investigações científicas sobre Dislexia e comorbilidades.

Apresentar os fundamentos teóricos, os princípios de intervenção e os materiais do Método Fonomímico Paula Teles®.

Habilitar para a implementação do método em  situações de reeducação.

Dar a conhecer outras perturbações que poderão estar associadas à Dislexia e estratégias de intervenção adequadas para as mesmas.

Formadoras: Dr.ª Paula Teles e Dr.ª Patrícia Dias

Datas: 9 e 16 de Maio 2015

Duração: 15h

» Análise Psicodinâmica do Desenho Infantil (ler mais) (fechar)

A partir da análise de desenhos inseridos em contexto de avaliação psicológica ou psicoterapêutica trazidos pelo formador ou pelos formandos, esta formação assumiu como objectivo sensibilizar para a importância da compreensão do desenho da criança, bem como para a relevância da sua utilização na clínica infantil.

  • Formador: Dr. Jaime Coelho (docente do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, psicanalista, mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica).
  • Datas: 15 e 16 de fevereiro de 2008
  • Duração: 12h
» Tocar os sentidos – workshop de massagem infantil (ler mais) (fechar)

Partindo da sensibilização para a importância das várias formas de comunicar no desenvolvimento afectivo da criança, colocou-se o ênfase no toque, aprofundando os seus significados e representações mentais.

  • Formadora: Dr.ª Susana Pinto (Psicóloga clínica, pós graduada em psicoterapia psicanalítica, instrutora de massagem infantil certificada pela Association of Infant Massage).
  • Datas: 13 de janeiro de 2007
  • Duração: 5h
» Diagnóstico e intervenção psicológica na dislexia – abordagem clínica da criança e da família (ler mais) (fechar)

A introdução à avaliação e diagnóstico da dislexia, permite abordar a detecção precoce da mesma, bem como clarificar o diagnóstico diferencial, nomeadamente, de disortografia e discalculia.

Considerando as repercussões psicoafectivas da dislexia na criança e na família, aprofundou-se a intervenção psicológica com base em diferentes abordagens: familiar, cognitivo-comportamental e psicodinâmica.

  • Formadora: Dr.ª Vera Pereira (Psicóloga clínica).
  • Datas: 30 e 31 de março de 2007
  • Duração: 11h
» Dinâmica corporal – relaxamento e massagem terapêutica (ler mais) (fechar)

A prática experiencial de técnicas terapêuticas de abordagem corporal, resulta da criação de um espaço propiciador de uma tomada de consciência da dinâmica corporal própria na comunicação não verbal e na relação com o eu / espaço / outro. Aprofundou-se, então, a técnica de Relaxamento Autogéneo de Schultz (dois primeiros níveis) e de Massagem (maternagem).

Formadora: Dr.ª Fernanda Flores (diploma em Pedagogia pela Universidade de Genève, psicodramatista e psicoterapeuta).

Datas: 7-14-21 e 28 de Fevereiro; 7-14-16-21-24 e 28 de Março de 2007

Duração: 25h

» O exame de orientação vocacional (ler mais) (fechar)

Procura-se informar e preparar técnicos para este tipo de intervenção, no sentido de ajudar o adolescente a definir escolhas escolares, tendo em vista o seu futuro profissional.

Formadora: Dr.ª Berta Gomes (Psicóloga e psicoterapeuta).

Datas: 28 de Outubro; 11 e 25 de Novembro de 2006

Duração: 11h

» O corpo, esse desconhecido – workshop de expressão corporal (ler mais) (fechar)

A prática de exercícios de cariz corporal e o levantamento teórico proporcionam um tempo de reflexão sobre o papel do corpo na vida de cada um, possibilitando uma tomada de consciência sobre a linguagem não verbal na comunicação.

Formadora: Dr.ª Fernanda Flores (diploma em Pedagogia pela Universidade de Genève, psicodramatista e psicoterapeuta).

Datas: 4 de novembro de 2006

Duração: 4h

» Motricidade orofacial (ler mais) (fechar)

Esta formação, baseada na apresentação de casos clínicos, assumiu como objectivo promover técnicas de reabilitação miofuncional dos músculos faciais, que permitam a recuperação da mobilidade e funcionalidade.

Formador: Dr. Adriano Rockland (Fonoaudiólogo, especialista em gerontologia e investigador na Universidade de Aveiro).

Datas: 21, 22 e 23 de outubro de 2006

Duração: 18h

» Perturbações neuropsicológicas na criança e no adulto (ler mais) (fechar)

O objectivo desta formação foi o de caracterizar e avaliar síndromas e perturbações neuropsicológicas na criança e no adulto.

Formadoras: Prof. Doutora Alexandra Reis (Universidade do Algarve) e Dr.ª Clara Loureiro (Mestre em Neurociências, Hospital de Santa Maria – Lisboa).

Datas: 26 e 27 de maio de 2006

Duração: 14h

» Morte e luto no desenvolvimento – abordagem clínica (ler mais) (fechar)

Através do aprofundamento do conceito de morte ao longo do desenvolvimento enquanto aquisição psicológica de natureza cognitiva e afectiva, procurou-se sensibilizar os formandos para as especificidades inerentes ao processo de luto nas diferentes faixas etárias, recorrendo a ilustrações clínicas relevantes.

Formadores: Dr.ª Maria José Ramos (psicóloga, psicoterapeuta, mestre em Psicologia da Saúde) e Dr. Paulo Azevedo (psicólogo clínico, psicoterapeuta, mestre em Psicologia Clínica do Desenvolvimento).

Formação realizada em: