Intervenção Familiar
VOLTAR
/
MARCAÇÃO DE CONSULTAS
» Apoio Terapêutico a Pais (ler mais) (fechar)

Pretende proporcionar aos pais um espaço de aceitação e confiança para reflectir sobre as inter-relações na família e modelos educativos que os ajude na sua função parental .

» Apoio Psicopedagógico - Grupo de Pais (ler mais) (fechar)

Com o suporte dum técnico responsável, os pais partilham experiências, receios e sucessos, diferentes modelos educativos, beneficiando mutuamente num espaço seguro e de confiança.

» Terapia Familiar (ler mais) (fechar)

Constitui um método psicoterapêutico e uma forma de compreender e tratar os problemas psicológicos individuais na sua interacção na família.

Têm indicação para terapia familiar todas as situações em que a comunicação entre os membros está seriamente perturbada e a família não consegue encontrar formas de resolver os seus problemas, enquanto os seus esforços parecem, pelo contrário, agravá-los.

» Terapia de Casal (ler mais) (fechar)

É  uma área  específica  da Terapia Familiar  e  foca- se nos processos interactivos entre os membros do casal.

Pode ser muito útil para os casais  com problemas na comunicação, dificuldades na resolução de problemas e  na capacidade de resposta afectiva.

» Mediação Familiar (ler mais) (fechar)

É uma modalidade extrajudicial de resolução de conflitos familiares, independente e alternativa ao processo judicial. Ocupa-se em transformar numa situação adversarial em colaborativa através da negociação entre as partes.

A Mediação Familiar reduz a duração e a reincidência de litígios, proporcionando um maior compromisso das pessoas envolvidas no cumprimento dos acordos nela construídos.

No processo de resolução de conflitos, o Mediador Familiar ajuda as partes a expressarem as suas preocupações, interesses e necessidades, com vista à criação de alternativas de solução para as questões em que divergem.

Objetivos:

  • Nas situações de divórcio identifica os filhos como interesse comum a ser cuidado, fomentando a parentalidade quando finda a conjugalidade.
  • Restabelecer e facilitar a comunicação.
  • Conseguir soluções adaptadas a cada situação concreta.
  • Resolução célere da disputa através do alcance de acordos mutuamente satisfatórios.
  • Abordar a situação no plano emocional e legal.

Situações a que se destina:

  • Separação.
  • Divórcio.
  • Ruptura da convivência das Uniões de Facto.
  • Divisão de bens.
  • Regulação do Exercício do Poder Paternal.
  • Assuntos derivados de negócios familiares.
» Massagem Infantil (ler mais) (fechar)

A Massagem Infantil é um momento de diálogo com as mãos e com o olhar entre a mãe/ pai e o bebé. Durante as sessões de massagem a mãe/pai vão conhecer um conjunto de técnicas específicas que ajudam o desenvolvimento do seu bebé. Os benefícios da massagem têm sido comprovados através de vários estudos científicos e não se limitam a benefícios fisiológicos.

Estes momentos promovem no bebé uma boa imagem de si próprio (auto-estima) e do seu corpo (auto-imagem), uma maior disponibilidade para comunicar com os outros, para explorar o meio exterior e uma melhor integração sensorial.

A massagem infantil destina-se a todos os bebés e seus pais para que possam aprender uma nova forma de Estar, Tocar e Comunicar.

As sessões têm a duração de cerca de 1 hora. Podem ser individual ou em grupo.